I Interatléticas Pará 2017 - Uma visão sobre o Evento
Ter, 24 de Outubro de 2017 10:43

I Interatléticas Pará 2017

O Interatléticas Pará é um evento que da LUAPA (Liga Universitária das Atléticas Paraenses), fundada em 21 de maio de 2017, a LUAPA foi fundada por 18 atléticas, sendo 4 cargos ocupados pela Atlética Mustang (presidência), Atlética Búfalos (tesouraria), Atlética Poraquê (sede e organização) e Atlética Imortal (secretaria). O Interatléticas Pará foi idealizado com o objetivo de dar espaço para todas as atléticas terem a oportunidade de participar da competição. A primeira edição do evento contou com a presenção de 25 atléticas de diferentes cursos e faculdades, as quais foram separadas em divisões, a primeira divisão de atléticas contava com 8 atléticas, a segunda com 6 e as demais foram caracterizadas como convidadas no evento.

O evento contou com competições de diversos esportes tanto tradicionais quanto algumas modalidades novas. Na primeira divisão houve competições de esportes como futsal, handebol, vôlei, futebol society, basquete, natação, tênis de mesa sinuca e pôquer. Dentre os esportes disputados na segunda divisão foram disputados apenas futsal, vôlei e handebol.

O Interatléticas dispôs de 5 dias de evento, onde foram distribuídas as diversas competições das modalidades de esporte e onde ocorreram os eventos de integração entre as atléticas, o evento teve a presença de mais de 1.500 pessoas inscritas  no evento e dentre os locais prestigiados com o evento tivemos a Escola de Aplicação da UFPA, o ginásio esportivo da Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal Rural da Amazôni. O último dia de evento contou com a apresentação das baterias das atléticas participantes, no qual todo o talento e ritmo dos discentes das diversas faculdades foram exibidos. Como resultado das competições do I Interatléticas Pará, três atléticas foram consagradas com o pódio do evento, sendo a Atlética das Engenharias da UFPA - Atlética Mustang a campeã do evento, levando o primeiro lugar do evento em disputa acirrada com a Atlética Búfalos da Medicina da Universidade do Estado do Pará.

Além disso conversamos com o presidente da Atlética Mustang para saber a sua opinião acerca da importância do evento para a vida acadêmica dos discentes, em suas palavras o discente do quinto semestre de Engenharia Civil da UFPA, Lucas Tenório, falou um pouco sobre o assunto:

"A importância de um evento como o Interatléticas Pará é, além de fomentar a prática esportiva na região entre os universitários, estimular a cultura entre as diferentes universidades e faculdades do Pará, como consequência disso melhorar também o desempenho acadêmico dos estudantes por meio do incentivo à práticas extracurriculares. No mais, o evento incentiva ações sociais em conjunto com as outras atléticas, além de servir como um janela para empresas públicas e privadas poderem futuramente auxiliar e apoiar competições e outros diversos eventos de cunho acadêmico."

O Interatléticas Pará já um evento que entrou pro calendário das diversas associações de atléticas do Pará, as quais já estão se preparando para a edição do ano que vem. Além disso, a atlética da Engenharias da UFPA - Atlética Mustang já se prepara visando o "Engenhariadas Norte 2018" que ocorrerá no primeiro semestre do ano que vem.

Última atualização em Ter, 24 de Outubro de 2017 11:42