Página inicial > Histórico
Publicado: Sábado, 29 Mai 2021 13:37

1. HISTÓRICO DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE

Após a reforma universitária, a partir de 1° de janeiro de 1971, a Escola passou a ser designada como CENTRO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
Em 21 de maio de 2007, o Centro Tecnológico foi institucionalizado pela reforma universitária e passou a ser INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
O Instituto de Tecnologia da UFPA originou-se da antiga Escola de Engenharia do Pará, que foi criada em 07 de abril de 1931.
O Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará, criado por transformação ao Centro Tecnológico, em reunião do CONSUN realizada no dia 21 de maio de 2007, abriga atualmente em sua estrutura 18 subunidades, sendo 11 Faculdades, com 13 cursos de graduação, e 13 Programas de Pós-Graduação. Assim denominadas:

• Arquitetura e Urbanismo (FAU);

• Programa de pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ);

• Programa de pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA);

• Mestrado Profissional em Processos Construtivos e Saneamento Urbano (PPCS);

• Programa de Doutorado em Engenharia de Recursos da Amazônia (PRODERNA).

1.1. O Instituto de Tecnologia teve a frente de sua gestão, os seguintes dirigentes:

NOME DO DIRIGENTE PERÍODO DA GESTÃO

Pedro Bezerra da Rocha Morais

Fundador e primeiro diretor

1931/1932

Domingos Acatauassú Nunes

Fundador, primeiro vice-diretor e
segundo diretor

Francisco Bolonha

Fundador, faleceu no exercício do cargo

1935/1938
Suplício Sóter Cordovil 1938/1941
Antônio Ferreira Celso 1942/1945
 Amyntas de Lemos  1946/1951

Miguel José de Almeida Pernambuco Filho

1951/1953
 Raymundo Felipe de Souza  1954/1956
 Djalma Montenegro Duarte  1956/1957

Josué Justiniano Freire

Primeiro diretor depois do enquadramento da Escola como parte integrante da Universidade Federal do Pará (Lei Federal 3191 - 02/07/1957)

1957/1967

João Maria de Lima Paes

Primeiro diretor sob a denominação
de Centro Tecnológico da
Universidade Federal do Pará (1971)

1967/1975

Geraldo de Assis Guimarães

Transferência do Centro Tecnológico
para as instalações do Campus
Universitário do Guamá

1975/1978
Mário Cardoso de Freitas Guimarães 1978/1982
Almir de Morisson Faria 1982/1985

Luciano Sérgio Brito Nicolau da Costa

1985/1989
Abílio Augusto Velho da Cruz 1989/1993

Luciano Sérgio Brito Nicolau da Costa

1993/1997
Sinfrônio Brito Moraes 1997/200
Sinfrônio Brito Moraes 2002 a 07/2005
José Augusto Lima Barreiros 07/2005 a 01/2010

Maria Emília de Lima Tostes

Primeira mulher a assumir a Direção
do Instituto de Tecnologia

04/2010 a 04/2014
Alcebíades Negrão Macêdo 04/2014 a 04/2018
Newton Sure Soeiro 04/2018 a 04/2022

1.2. Fatos históricos relevantes que marcaram a implantação e desenvolvimento do Instituto de Tecnologia, serão apresentados abaixo:

• Criação da Escola de Engenharia: A Escola de Engenharia do Pará foi criada no dia 7 de abril de 1931, recebendo apoio para seu funcionamento do, então interventor federal Magalhães Barata.
• Primeiros Diretores: Pedro Morais, Domingos Acatauassu Nunes, e Francisco Bolonha.
• Ingresso na Escola de Engenharia: Como não havia um vestibular como acontece hoje, o ingresso acontecia através de um chamado “curso anexo”, onde o aluno estudava um ano e, ao final, prestava exames. Hermógenes, com sua memória infalível, lembra-se até dos problemas que foram propostos no exame de vestibular e guarda sua prova, assim como centenas de documentos referentes aos seus quase cinquenta anos de trabalho como engenheiro. Da Escola de Engenharia, Hermógenes tem ainda na lembrança os nomes daqueles a quem chamou de “grandes mestres”, entre os quais: Pedro Fabre, algebrista e professor de Desenho, Cláudio Chaves, Suplício Cordovil, Amyntas de Lemos e o professor de Termodinâmica, André Benedetto.
• Criação da Escola de Engenharia em Belém: No dia 07 de abril de 1931 às 9 horas, no Instituto Histórico e Geográfico do Pará, no Edifício da Municipalidade de Belém são lançados os fundamentos da criação de uma Escola de Engenharia em Belém. A sua criação ocorre em 10 de abril do mesmo ano, com o nome de ESCOLA DE ENGENHARIA DO PARÁ.
• Primeiro Vestibular: O primeiro vestibular é realizado na primeira semana
de maio de 1931.
• Sede e Funcionamento: No dia 14 de maio do mesmo ano, a escola recém criada recebe, por doação, para sede e patrimônio, o prédio estadual sito à Av. Almirante Barroso, conhecido como Chalé de Ferro.
• Primeiros Cursos: Inicialmente foi implantado apenas o Curso de Engenharia Civil, cuja primeira aula veio a acontecer em 18 de maio para uma turma constituída de 19 alunos matriculados.
• Liberação de Funcionamento: A oficialização estadual da escola ocorre através do Decreto-Lei Estadual no 1.416, de 10 de novembro de 1934, tendo-se tornado Faculdade Livre (mantida pelo Sindicato dos Engenheiros do Pará), através do Decreto-Lei Estadual no 3.023, de 08 de junho de 1938.
• Aprovação do Curso de Engenharia: O reconhecimento Federal do Curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia do Pará foi concedido pelo Decreto-Lei nº 7.215 do Presidente da República, tendo sido publicado no Diário Oficial da União em 30 de maio de 1941.
• A Escola de Engenharia do Pará é pela segunda vez oficializada pela Lei Estadual nº 103, de 11 de dezembro de 1941. • A Escola recebe o Título de Universidade: A Lei Federal n° 3.191 de 02 de julho de 1957, enquadrada como unidade da Universidade Federal do Pará, a então Escola de Engenharia do Pará.