Parauapebas têm agora curso de Engenharia Civil

Com uma procura surpreendente de 28 candidatos inscritos por vaga, o curso de Engenharia Civil em Parauapebas, o primeiro do Instituto de Tecnologia da UFPA na cidade, já é uma realidade desde o inicio do segundo semestre deste ano. Um convênio estabelecido entre a Universidade Federal do Pará e a Prefeitura de Parauapebas ajudou na realização do primeiro vestibular, que ofertou 60 vagas com dupla entrada. A primeira iniciou no dia 1º de setembro e a outra começará em março de 2009.

Segundo o professor Adalberto, coordenador do curso e também o elaborador do projeto, “o curso surgiu para atender a demanda da região, já observada pelo número de alunos inscritos, e poderá despertar para a necessidade de outros cursos tecnológicos na região, já que Parauapebas possui um mercado bastante emergente e com diversos projetos de empresas na área”.

A função administrativa do curso está na cidade de Parauapebasas aulas serão ministradas no Centro Universitário de Parauapebas-CEUP (foto acima), mas a parte acadêmica fica em Belém. “A administração do curso será descentralizada”, afirmou o coordenador do curso, Prof. Dr. Adalberto Lima, que todo o mês viaja até a cidade para acompanhar o andamento das atividades.

Uma proposta interessante do curso é a integração dos campos do interior, já que devido a estrutura extensivo - modular, onde os professores viajam até a cidade e ministram uma disciplina durante uma semana inteira, muitos professores de Marabá e Tucuruí são aproveitados para ministrar as disciplinas.

Copyrigth © 2013 Instituto de Tecnologia