Página inicial > Últimas Notícias > Instituto de Tecnologia inicia novo período de gestão

Instituto de Tecnologia inicia novo período de gestão

• Publicado: Sexta, 20 Mai 2022 01:53
  • Última Atualização: Sexta, 20 Mai 2022 02:06

O Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou nesta terça-feira, 17, novo período de gestão administrativa e acadêmica. O professor Hito Braga de Moraes tomou posse como diretor-geral, em sucessão ao professor Newton Sure Soeiro. A função de diretor-adjunto, até então ocupada por Hito Moraes, será desempenhada pelo professor Miércio Cardoso de Alcântara Neto. Os novos dirigentes foram empossados pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

A cerimônia, realizada no Auditório do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC), no setor profissional do Campus Guamá, teve início com a assinatura dos termos de posse, seguida pelos discursos oficiais.

O vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, saudou os dois novos dirigentes desejando sucesso à frente do instituto. Na avaliação do vice-reitor, o ITEC se destaca na região pelo papel de formação e inovação proporcionados por seus cursos de graduação e pós-graduação. “É muito difícil encontrarmos uma empresa na Amazônia que não tenha um engenheiro  formado pela nossa universidade. Isso demonstra o tamanho da responsabilidade que temos com o avanço do desenvolvimento desse país, particularmente da Amazônia e do estado do Pará. E, nesse sentido, eu não tenho dúvida de que os cursos do ITEC, em especial os Programas de Pós-Graduação deste instituto, têm sido muito importantes para o nosso desenvolvimento regional“, avaliou.

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio recebido da comunidade do ITEC nos últimos anos. Ele lembrou das dificuldades enfrentadas pelas universidades e dos desafios impostos pela pandemia. “Tivemos um período de muitas exigências não usuais para todos nós na universidade. Em muitos momentos, tivemos que tomar decisões difíceis, hierarquizar prioridades, mas sempre com pleno apoio da comunidade. Essa confiança que a comunidade depositou na nossa condução foi muito importante para que tivéssemos sucesso e pudéssemos viver o momento atual com o calendário razoavelmente regularizado, o que não é realidade ainda em muitas instituições”, declarou.

Sobre as expectativas e desafios futuros, o reitor lembrou os bons desempenhos apresentados pela Universidade nos últimos anos. Apesar do contexto de crise orçamentária, a UFPA conseguiu abrir trinta e um novos cursos e duplicar a sua produção científica, o que tem favorecido a ampliação de parcerias e melhor desempenho em rankings nacionais e internacionais. Segundo a última edição do SCImago Overall Ranking, que avalia a influência científica das instituições de ensino e pesquisa a partir da repercussão da produção científica nas bases de dados internacionais, a UFPA ocupa a 636ª posição entre as universidades no mundo.

“São resultados que reforçam o nosso compromisso com a sociedade e favorecem novos avanços, pois oportunizam novas parcerias. Comemoramos, mas sem esquecer que a universidade é uma instituição que não pode se acomodar com o que já alcançou. Temos que continuar sempre perseguindo avanços acadêmicos e na gestão administrativa. Nossos dois objetivos centrais são a excelência acadêmica e a inclusão social e para isso contamos como o apoio do ITEC”, pontuou o reitor.

Nova Gestão - O novo diretor-adjunto, Miércio Cardoso de Alcântara Neto, saudou o público presente, agradeceu a confiança recebida e destacou seu compromisso em prol do fortalecimento do ITEC e avanço da UFPA. “Penso que a palavra seja pacificar. No sentido de buscar a união e a tomada de decisão conjunta, consolidando uma base firme para que o ITEC possa continuar crescendo e contribuindo para o resultado da Universidade Federal do Pará que hoje está entre as 400 melhores instituições do mundo em contribuição para o desenvolvimento sustentável. Nosso desafio será a busca constante para fortalecer parcerias entre o ITEC com os demais institutos, além de instituições e empresas”, afirmou.

O Professor Hito Braga de Moraes, novo diretor-geral, frisou em sua fala a importância do ITEC para a universidade e para o estado. “Hoje, o ITEC possui 24 subunidades. Ele é maior que muita universidade no Norte e Nordeste do país. Estamos falando de um instituto gigantesco e sabemos que assumimos uma responsabilidade muito grande, mas temos muita tranquilidade para reassumir nosso compromisso em tornar o nosso instituto cada vez mais atuante”, destacou o diretor. Ao fim do discurso, Hito fez uma homenagem ao professor Newton Sure Soeiro por seu trabalho em favor do instituto, especialmente nos quatro anos na função de diretor-geral. O professor Newton Soeiro, em seu discurso, agradeceu o apoio da Administração Superior e desejou sucesso à nova equipe de gestão.

Também estiveram presentes na solenidade de posse pró-reitores e representantes de outros órgãos da Administração Superior, dirigentes de outros institutos e faculdades da UFPA, além de representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) e da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), e ampla participação da comunidade do Instituto. Ao final da cerimônia, ainda houve a apresentação do Coral do ITEC.

Texto: Edmê Gomes - Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA