Faculdade - Engenharia de Alimentos

O Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos foi implantado na UFPA, no 1º semestre de 2000 (Resolução CONSEP No 266/99), tendo sido reconhecido pelo MEC, em 01/02/2005 (Portaria No 368). Tem como objetivo formar Engenheiros com domínio de conteúdos técnico-científicos multidisciplinares e profissionais qualificados para absorver e desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas; considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento as demandas da sociedade.

O Curso de Engenharia de Alimentos, que está vinculado à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de contar com um corpo docente qualificado, com doutores e mestres em Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos, possui infra-estrutura adequada aos objetivos do curso.

A competência do Corpo Docente e Técnico da FEA vem sendo cada vez mais consolidado, através do Curso de Especialização em Tecnologia de Alimentos, oferecido desde 1981; do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, reconhecido pela CAPES em 2003; do desenvolvimento de Projetos de Pesquisa; da prestação de serviços e consultorias técnicas à indústria e organismos regionais; de convênios com Instituições Públicas e Privadas e do desenvolvimento de novas tecnologias valorizando as matérias-primas regionais, no sentido de verticalizar a produção de alimentos, com a implantação, modernização e ampliação de agroindústrias locais.

O laboratório onde são desenvolvidas as atividades do Curso de Engenharia de Alimentos dispõe de Usina Piloto de Processamento de Alimentos, Usina Piloto de Operações Unitárias e Laboratórios de Análises Físico-Químicas, Microbiologia, Microscopia, Análise Sensorial, Laticínios e Processos Fermentativos, Frutas e Hortaliças, Carnes e Pescados, Panificação, Operações de Separação, Instrumentação Científica, Sala de Computação e Biblioteca Setorial.

Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia (ITEC)

Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)

Rua Augusto Corrêa, Guamá